Parceria com a Adepe será direcionada aos arranjos produtivos locais

Parceria com a Adepe será direcionada aos arranjos produtivos locais

AGE se colocou à disposição para analisar a possibilidade de oferta de linhas de crédito vinculadas a estratégias de fomento ao investimento, em reunião na sede da instituição

Diretoria da AGE, liderada por Angella Mochel, foi recebida pelo diretor interino e economista da Adepe, Pedro Neves (de azul). Foto: AGE/Divulgação.

A necessidade de apoio aos arranjos produtivos locais e a identificação de projetos estratégicos a serem incentivados em parceria entre as duas instituições foram assuntos que estiveram na pauta da visita da diretoria da AGE à sede da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), no bairro dos Aflitos, nesta quinta-feira (27). “Estamos nos colocando à disposição para esta parceria. Entraremos com a possibilidade de oferta de crédito para continuidade ou expansão de programas de fomento, para construirmos juntos um mapeamento, um piloto-inicial, para que ocorra a melhor condução do investimento”, explica a diretora-presidente da AGE, Angella Mochel.

O impulso aos arranjos produtivos locais, em atividades econômicas como a apicultura e o Pólo de Confecções, está entre as ações prioritárias. “Estamos formatando um programa que possa trazer impacto econômico ao atender às regiões de desenvolvimento, seguindo suas vocações e observando as vulnerabilidades de cada uma delas”, adiantou Pedro Neves Holanda, diretor interino e economista da Adepe, que conduziu a reunião.

Pedro Neves informou que, nesta fase de reestruturação, estão sendo pensadas iniciativas que contemplem desde a inovação, através de mercados como o da criação de games, até o de negócios para feiras, contando com o apoio das prefeituras dos municípios. “Entregaríamos a estrutura da feira, após reforma ou construção, a prefeitura cuidaria da organização e manutenção e vocês da AGE poderiam participar com o microcrédito”, detalha o economista.

Da equipe da AGE, também acompanharam a visita à Adepe o superintendente de Pequenos Negócios, Bruno Queiroz, e o superintendente de Operações Especiais, Antonio Jácome. Ainda esteve presente a assessora especial da Adepe, Roberta Andrade.

Bruno Queiroz, Roberta Andrade, Pedro Neves, Angella Mochel e Antonio Jácome, no encontro

MISSÃO - A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) é uma sociedade de economia mista, integrante da administração indireta do Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC). A agência tem como missão apoiar o desenvolvimento econômico e social do Estado, por meio de ações indutoras e do apoio aos setores industrial, agroindustrial, comercial, de serviços e de artesanato com foco em inovação. Até 2021, quando passou por um redirecionamento estratégico e mudança de marca, a instituição - que está em operação desde 1965 - era denominada AD-Diper.