Empreendedores do Sertão do São Francisco conhecem as facilidades do Crédito Popular

Afrânio, Cabrobó e Lagoa Grande são alguns dos municípios em que os agentes de crédito da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) estão disseminando as novas condições do Plano Retomada

Empreendedores e líderes de associações comerciais de Afrânio participam de reunião de alinhamento. Foto: AGE/Divulgação

A Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) está ampliando sua presença no Sertão do São Francisco. Nesta terça-feira (17/08), foi realizada uma reunião de alinhamento com empreendedores e líderes de associações comerciais do município de Afrânio para que possam acessar as linhas de crédito da agência, em especial o Crédito Popular. O encontro ocorreu no Memorial José Theodomiro e contou com a parceria do Poder Executivo local.

Na semana passada, também foram promovidos encontros com gestores públicos e empreendedores dos municípios de Cabrobó e Lagoa Grande. Em Cabrobó, a reunião virtual contou com a participação de representantes da prefeitura e do comércio, além do Sebrae. O mesmo ocorreu com Lagoa Grande, onde a agente de crédito Elaine Andrade já iniciou visitas após ser estabelecida parceria com a Sala do Empreendedor, para formação de grupos para obter o Crédito Popular através do aval solidário. Neste caso, são reunidos de três a cinco empreendedores, que morem ou trabalhem próximos e confiem uns nos outros, para atuarem em garantia conjunta no pagamento das prestações do financiamento.

“Estamos muito entusiasmados com essa expansão, que representa uma oportunidade para que mais empreendedores, sejam formais ou informais, e também empresas, possam acessar as linhas de crédito da AGE, que são muito competitivas em relação a outras linhas disponíveis no mercado”, comenta o diretor-presidente da AGE, Márcio Stefanni.

Desde o dia 9/08, o acesso ao Crédito Popular ficou mais fácil e rápido. Agora, o valor a ser liberado, pode ser de até R$ 5 mil, com dois meses de carência, 14 meses para pagar e juros de 0,50% ao mês (para quem quitar as parcelas em dia). Somente com estas novas condições, já foram contratados R$ 322 mil para 136 empreendedores de 28 cidades diferentes, em todas as regiões do Estado.

As mudanças integram o Plano Retomada, lançado pelo governador Paulo Câmara neste mês de agosto como um estímulo para que a economia de Pernambuco volte a crescer e se desenvolver. São quatro eixos: investimento público, investimento privado, ambiente de negócios e pessoas e crédito. No total, serão investidos R$ 5 bilhões até 2022 para gerar mais de 130 mil novos empregos. Com o Crédito Popular, também são beneficiados os trabalhadores informais. “O microcrédito é uma política de inclusão social e de combate à pobreza, por isso não podemos nos esquecer dos empreendedores”, destaca Márcio.

Para mais informações e para fazer o pré-cadastro para as linhas de crédito da AGE, basta acessar o site www.age.pe.gov.br. O atendimento telefônico é feito pelo 0800 081 8081, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h.