× Imagem em primeiro plano
top of page

AGE promove palestra em parceria com SCGE e ABO



Os colaboradores da AGE participaram, na tarde da última terça-feira (20), de uma palestra sobre “Assédio nas organizações”, ministrada pela vice-presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), Karla Julia Marcelino. Durante a apresentação, ela falou sobre os conceitos, histórico, abrangência e tipos de assédio, assim como as legislações específicas e como devem ser feitas denúncias relacionadas ao tema.


A palestra é resultado de uma parceria entre a ABO e a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), que está levando a 74 órgãos do Governo de Pernambuco uma campanha de prevenção e combate aos assédios nas organizações.


“É de fundamental importância levar esse assunto ao maior número de pessoas possível, oportunizando que gestores e servidores possam refletir sobre condutas e comportamentos no local de trabalho”, comentou Karla Júlia. De acordo com dados apresentados por ela, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) registrou mais de 52 mil denúncias apenas de assédio moral em 2023.

A diretora-presidente da AGE, Angella Mochel, avaliou positivamente o encontro. “Foi uma forma leve de tratar um assunto delicado, porém necessário. Essa iniciativa da SCGE e da ABO só vem a somar em nosso cotidiano na agência. Tenho certeza despertou uma reflexão importante em todos que estiveram presentes”, disse.


Para Jandira Lins, assistente de Cobrança da AGE, a palestra foi um momento excelente, que deveria acontecer sempre que possível. “Com o conhecimento repassado por ela, consigo ter mais consciência dos meus atos, da forma de falar e de como tratar de maneira mais respeitosa meus colegas de trabalho e gestores. Além de ajudar emocionalmente a mim, vai fazer com que todos passem a agir com mais humildade e empatia uns com os outros, tornando o ambiente mais saudável”, explicou.


A gerente administrativa, Christiane Cavalcanti, também aprovou o tema abordado. “É indispensável entender sobre o assunto para melhorar cada vez mais o convívio de todos que fazem a AGE. Foi uma palestra muito bem esplanada, que nos mostrou quem nem tudo é assédio, mas muita coisa pode se tornar. Com essas informações preventivas, fica mais fácil evitar que casos assim aconteçam aqui”.



Σχόλια


bottom of page