× Imagem em primeiro plano
AGE participa de conferência internacional sobre crédito em Brasília
top of page

AGE participa de conferência internacional sobre crédito em Brasília

Futuro do financiamento para os micro e pequenos negócios também foi discutido em reunião do Fampe, organizada pelo Sebrae nacional


Encontro sobre o Fampe reuniu representantes do Sebrae e das agências de fomento de todo o Brasil. Foto: Sebrae/Divulgação.

A diretora-presidente da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), Angella Mochel, representou o Estado em dois grandes eventos do setor de crédito, esta semana, em Brasília (DF). Um deles foi a conferência internacional "Impulsionando o crescimento: destravando o financiamento às pequenas empresas por meio de políticas, inovações e parcerias", promovido pelo Banco Central, Sebrae e IFC/SME Finance Forum, ocorrido na última quinta-feira (14).

“O encontro discutiu o futuro do financiamento para as micro e pequenas empresas, que estão entre o público-alvo atendido pela AGE. Foi um momento importante para trocar experiências com outros participantes e saber como podemos atuar melhor dentro de uma perspectiva global, já que além de representantes governamentais estavam presentes especialistas de vários países e pioneiros das empresas que promovem inovações no mercado financeiro por meio da tecnologia, as fintechs”, comentou.


Para Angella, o conteúdo da conferência internacional surpreendeu. “Os temas eram muito bem direcionados ao nosso trabalho. Existe uma preocupação muito grande com a forma de entregar esse financiamento hoje, pensando em como as pessoas podem receber esses recursos e não criar uma dívida. Já estão sendo realizados diversos estudos, inclusive internacionais, para tentar mapear esse cenário e, cada dia mais, aperfeiçoar o posicionamento do crédito, especialmente o destinado ao microempreendedor”.

Angella Mochel comentou importância da troca de experiências entre as instituições financeiras. Foto: Sebrae/Divulgação.

FUNDO DE AVAL - Um dia antes da conferência, na quarta-feira (13), a presidente da AGE participou do “1º Encontro das Instituições Financeiras Operadoras do Fampe”. Na ocasião, foram discutidas estratégias e ações para ampliar a operacionalização do Fundo de Aval da Micro e Pequena Empresa, que em seus 30 anos de existência viabilizou mais de 584 mil operações, totalizando mais de R$ 31,5 bilhões em crédito e R$ 23 bilhões em garantias.


“Foram chamadas tanto as instituições que já atuam com o fundo, como a AGE, quanto as que ainda não são parceiras. O Sebrae se colocou à disposição para conversar com as equipes das entidades e ampliar a oferta”, explicou, acrescentando que estavam presentes ao encontro representantes do Sebrae e de agências de fomento de vários estados, além do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica. "A ideia era, de fato, construir um novo olhar sobre o Fampe”, avaliou. Angella Mochel comentou que o Fampe é muito importante por ser quase um impulsionador da formalização, um instrumento que proporciona à pessoa formalizada a possibilidade de tirar o crédito com garantia personalizada.


Conferência internacional e reunião do Fampe, do Sebrae, ocorreram em Brasília.

Fotos: Vinicius Correia/Divulgação e Sebrae/Divulgação.

bottom of page