Tamandaré recebe primeira Caravana do Crédito em 2024

Iniciativa da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE), ocorre nesta terça-feira (9)

Atendimento para orientar sobre as linhas de crédito será realizado na Sala do Empreendedor, ao lado da Biblioteca Municipal de Tamandaré. Foto: Prefeitura de Gravatá/Divulgação.

Com o objetivo de impulsionar os negócios de empreendedores atuantes em Pernambuco, a Caravana do Crédito da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) está de volta em 2024. O primeiro município contemplado este ano será Tamandaré, no Litoral Sul do Estado. A ação, em parceria com a prefeitura da cidade, acontecerá na próxima terça-feira (9/01), das 9h às 16h, na Sala do Empreendedor, situada na avenida José Bezerra Sobrinho, s/n, Centro (ao lado da Biblioteca Municipal). A Caravana do Crédito vem ajudando a AGE a descentralizar os atendimentos aos empreendedores do Estado, tirando dúvidas sobre os tipos de financiamento disponíveis de forma rápida e desburocratizada. Qualquer pessoa que tenha o sonho de empreender ou precise de capital de giro para promover a ampliação de seu negócio terá nas linhas de créditos a possibilidade de fazê-lo, com juros mais baixos do que os praticados pelo mercado.

Desde novembro do ano passado, a caravana vem percorrendo diversas cidades, oferecendo suporte financeiro para micro e pequenos empreendedores. O atendimento ao público é realizado, em sua maioria, nas Salas do Empreendedor, pela própria equipe da AGE.

CONDIÇÕES - Atualmente, a AGE tem algumas linhas de crédito que podem ser solicitadas pelos micro e pequenos empreendedores, além de empresas de maior porte. São elas: Bora Empreender, Bora Empreender Mulher, AGE Microcrédito e AGE Empresas. A jornada do Bora Empreender reúne qualificação, formalização e crédito. Executada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe), o programa tem participação da AGE, Junta Comercial e Sebrae/PE. O crédito é disponibilizado varia de R$ 3 mil a R$ 5 mil para cada Microempreendedor Individual (MEI). A adesão é simples e pode ser feita online pelo site da Sedepe. Já no Bora Empreender Mulher, modalidade específica para a população feminina, e em parceria com a Secretaria da Mulher de Pernambuco, é possível ter acesso a linhas de crédito em duas categorias: de até R$ 4 mil, para as trabalhadoras informais, e de até R$ 8 mil, para quem já é formalizada (MEI). A inscrição inicial também é feita pelo site da Sedepe. No AGE Microcrédito, a AGE disponibiliza um valor máximo de R$ 3 mil para pagamentos em até dez meses, sem carência. Já no AGE Empresas, o crédito pode ser de até R$ 21 mil para quem é Microempreendedor Individual (MEI) ou até R$ 500 mil para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Neste caso, o prazo de pagamento é de 36 meses, com carência de seis meses já inclusos no prazo total. Esse valor pode chegar a R$ 3 milhões, para Empresas de Pequeno Porte e demais operações.