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Qual o papel de um ouvidor em uma instituição?

Neste 16 de março, o Dia Nacional do Ouvidor, mostramos como é desempenhada a função, que está disponível aos usuários do serviço público na AGE



Ana Carolina Guimarães é a ouvidora da Agência. Foto: George Uamirim/AGE/Divulgação

O Dia Nacional do Ouvidor é celebrado no Brasil em 16 de março. Mas qual o papel de um ouvidor em uma instituição? Cabe a este profissional receber as manifestações dos (as) usuários (as) do serviço público, servindo como um canal à disposição da sociedade, para o encaminhamento de sugestões, críticas, reclamações, elogios, denúncias e pedidos de acesso à informação acerca do funcionamento e dos serviços oferecidos, garantindo a imparcialidade na resolução de problemas.

“Recebemos as manifestações e os pedidos de acesso à informação dos usuários do serviço público e temos a responsabilidade de encaminhá-las ao setor responsável, sempre prezando pela transparência das informações”, ressalta nossa ouvidora, Ana Carolina Guimarães.

COMO ACESSAR - A Ouvidoria da AGE está comprometida com a qualidade total e funciona de segunda a sexta-feira, na sede da Agência, localizada na Avenida Domingos Ferreira, 467, 8º andar, no bairro do Pina, no Recife. O horário de atendimento é das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h. Os contatos podem ser feitos pelo telefone 0800.081.7450, como também pela internet através do site da AGE http://www.age.pe.gov.br/ouvidoria e pelo email: ouvidoria@age.pe.gov.br

A data comemorativa do Dia Nacional do Ouvidor foi criada no País, desde 2012, depois de ser aprovada por lei no Senado Federal. Passou a ser lembrada anualmente em referência à fundação da Associação Brasileira de Ouvidores, em 1995. Já em Pernambuco foi criada, em 2008, a Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual. Atualmente, possui 60 unidades de Ouvidoria, coordenadas pela Ouvidoria-Geral do Estado, vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE).


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