Empreendedores de Caruaru terão acesso a linhas de crédito da AGE

Caravana do Crédito chega a mais uma cidade do Agreste nesta quinta e sexta-feiras (23 e 24). Agência de fomento estadual também está com a campanha Reage, de renegociação de dívidas

Atendimento é realizado na Sala do Empreendedor de Caruaru. Foto: AGE/Divulgação.

A Caravana do Crédito chega a mais uma cidade nesta quinta e sexta-feiras (dias 23 e 24 de novembro). Levando suporte financeiro para micro e pequenos empreendedores do Estado, a iniciativa da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), será realizada em Caruaru.

A capital do Agreste receberá a Caravana das 8h às 13h, no Expresso Empreendedor, localizado à Rua Armando da Fonte, 15, no bairro de Maurício de Nassau. Neste mês de novembro, já foram visitadas outras três cidades da região - Passira, Gravatá e Bezerros, com a realização de cerca de 130 atendimentos. Em dezembro, a ação passará por mais municípios, a exemplo de Garanhuns, Itapissuma e São José da Coroa Grande.

O objetivo é fazer com que os munícipes de Pernambuco tenham acesso a crédito fácil e sem burocracia para iniciar, ampliar, incrementar ou diversificar o seu negócio. A iniciativa busca impulsionar financiamentos e créditos para empreendedores, sejam eles do setor têxtil, agricultura, pesca, comércio ou serviços, abrangendo também o turismo, hotéis, pousadas, bares e restaurantes.

Renegociação - Outra ação da AGE que está sendo realizada é a campanha “Reage”, de renegociação de dívidas, que segue até 28 de dezembro. Serão mais de 30 dias com taxas e benefícios especiais voltados tanto para pessoas físicas, quanto Microempreendedores Individuais (MEI), inscritos em cadastros de inadimplentes, há mais de um ano. O objetivo é reduzir o endividamento, ao mesmo tempo em que será facilitada a retomada do acesso ao mercado de crédito.

As condições da campanha “Reage”, para os clientes do AGE Microcrédito com contrato em atraso por mais de 360 dias, serão com desconto de até 100% nos débitos de juros e multa, para pagamentos à vista. Já os clientes que optarem por um refinanciamento, terão um desconto de até 70% de juros e multa, com parcelamento de até 24 meses. A entrada para o refinanciamento será de, no mínimo, 5% do valor da dívida. Para mais informações, o empreendedor deve entrar em contato com a AGE pelo telefone (81) 3183-7450 ou pelo e-mail __cobranca@age.pe.gov.br.

Ainda sobre a Caravana - O objetivo principal da Caravana do Crédito é descentralizar as demandas de crédito junto aos empreendedores do interior do Estado. Levar os financiamentos para todos de forma rápida e desburocratizada. O pequeno produtor rural, os microempresários e qualquer pessoa que tenha o sonho de investir, mas falta dinheiro, capital de giro, vão ter nas linhas de créditos da AGE a possibilidade, com juros baixíssimos, de melhorar e ampliar o seu negócio.

“A ideia da Caravana surgiu para a Agência de Empreendedorismo chegar mais próxima das pessoas. Tanto as que querem renovar o financiamento conosco, assim como trazer novas oportunidades de crédito junto aos municípios”, afirma Angella Mochel, diretora-presidente da AGE. “A escolha dos municípios foi um mapeamento que fizemos e identificamos o maior volume de demanda de necessidade de crédito. Nos próximos dois meses vamos avaliar a execução, fazer as melhorias necessárias para 2024”, completou.

Linhas de crédito - Um dos fatores importantes da Caravana do Crédito é o processo de desburocratização do serviço. Equipes com analistas de crédito farão atendimentos para orientar sobre o acesso às linhas de crédito e encaminhar propostas de financiamento para projetos de investimento e empreendedorismo. Também estarão oferecendo oportunidade para quem já tem financiamento com a agência de fomento renegociar suas dívidas e poder fazer uma renovação.

Atualmente, a AGE oferece duas linhas que poderão ser solicitadas pelos micro e pequenos empreendedores, além de empresas maiores. São elas: AGE Microcrédito e AGE Empresas. Na primeira, a agência disponibiliza até R$ 3 mil para pagamento em até dez meses e sem carência. Já na segunda linha, o crédito pode ser de até R$ 21 mil para quem é Microempreendedor Individual (MEI) ou até R$ 500 mil para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Neste caso, o prazo de pagamento é de 36 meses, com carência de seis meses já inclusos no prazo total.

Parcerias - A Caravana do Crédito traz como parceiros a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), o Sebrae-PE e as prefeituras municipais. A ideia é fortalecer as Salas do Empreendedor e o programa Bora Empreender, do Governo do Estado.

SERVIÇO:

Caravana do Crédito + Reage*