Finep Day em Caruaru conta com a presença da AGE

Agência de fomento estadual marcou presença em evento realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no Agreste

Instituição foi representada por Adilson Barbosa, diretor financeiro. Fotos: Divulgação.

A Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) marcou presença no Finep Day, evento realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O encontro aconteceu na terça-feira (21/05), em Caruaru, no Agreste pernambucano, com o objetivo de conectar startups, autoridades, instituições científicas e tecnológicas, além de empresas públicas e privadas, para divulgar programas, editais e linhas de financiamento para inovação.

Representando a AGE, estiveram presentes o diretor Financeiro, Adilson Barbosa, e o superintendente de Operações Especiais, Antonio Jácome. "Foi uma oportunidade de apresentar a AGE e nosso trabalho a um auditório cheio de empresários e profissionais de ciência e tecnologia," afirmou Barbosa, que apresentou, ainda, as linhas de crédito da AGE, incluindo financiamentos com recursos da Finep.

Durante o evento, foram apresentadas chamadas públicas do programa Finep Mais Inovação, voltadas para parcerias entre empresas e instituições científicas em áreas como Energias Renováveis, Bioeconomia, Cadeias Agroindustriais, Mobilidade Urbana, Resíduos, Saneamento e Moradia, Tecnologias Digitais, Semicondutores e Aviação Sustentável.

"A Finep é uma parceira importante da AGE. Agradeço ao gerente do Departamento Regional do Nordeste da Finep, Ossi Ferreira, e à analista Rafaelly Fotunato pelo convite e pela oportunidade de divulgar nossa agência para um público tão interessado," comentou Barbosa.

Ossi Ferreira e Vanessa Tanure (primeiros da esq. para a dir.), no treinamento para os colaboradores da AGE.

FUNCIONAMENTO - No dia 13 de maio, colaboradores da AGE das áreas de Análise de Crédito, Compliance e Controles Internos, além de Operações Especiais, participaram de um treinamento com Vanessa Tanure, analista do Departamento de Crédito Descentralizado da Finep do Rio de Janeiro. Tanure explicou o funcionamento do programa Finep e suas linhas de crédito, visando iniciar uma nova fase de operações na AGE. Ela detalhou os critérios para análise de propostas e identificação da inovação em processos ou produtos das empresas.

As linhas de crédito incentivadas pela Finep, operadas em Pernambuco por instituições como a AGE, apoiam o desenvolvimento e aprimoramento de produtos, processos e serviços. Recursos também podem ser aplicados em inovações de marketing ou organizacionais para aumentar a competitividade. As três linhas mais procuradas são Finep Inovacred, Finep Inovacred Expresso e Aquisição Inovadora, com financiamentos de até R$ 3 milhões para áreas como saúde, energia e telecomunicações, oferecendo taxas de juros e prazos atrativos, conforme a análise cadastral e a capacidade de pagamento dos clientes. O objetivo é aumentar a produtividade e superar desafios estruturais do país, incentivando a aquisição de equipamentos e componentes nacionais.

Comentarii