× Imagem em primeiro plano
top of page

AGE participa da Fenearte financiando 71 estandes

Agência de fomento estadual também está presente com estande próprio, no número 202, para tirar dúvidas sobre as linhas de crédito disponíveis


A participação da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) na 23ª Fenearte vem sendo em dose dupla. A agência de fomento estadual está presente na feira, que começou na última quarta-feira (5/07) e segue até o próximo domingo (16/07), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, com estande próprio, nº 202, em que realiza a divulgação de seus produtos disponíveis aos empreendedores e empresas, além de tirar dúvidas sobre seu funcionamento.


Numa parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), como parte da política pública de manutenção da cadeia produtiva do artesanato e da economia criativa no Estado, a AGE também disponibilizou uma linha de crédito especial para facilitar a compra de estandes por parte dos expositores(as) selecionados(as). Este ano, o financiamento foi solicitado por 71 empreendedores(as), tanto do segmento de artesanato, quanto de alimentação, somando mais de R$ 206 mil. Entre 2015 e 2023, a AGE já financiou 1.121 estandes da Fenearte, totalizando cerca de R$ 2,7 milhões liberados.


“Estamos mostrando um dos serviços oferecidos pelo Governo do Estado, que é o das linhas de crédito, numa feira de grande dimensão, além do apoio concedido aos empreendedores que irão participar”, ressalta Antonio Jácome, superintendente de Pequenos Negócios da AGE.


Vale destacar que os 71 empreendedores(as), que financiaram seus estantes com a AGE, representam 17 municípios pernambucanos da Região Metropolitana, Agreste e Sertão. Recife (27 artesãos), Olinda (6), Jaboatão dos Guararapes (5), Passira e Tacaratu (4) foram as cidades mais contempladas.


Jorge José foi um dos artesãos que financiou o estande com a AGE. Foto: AGE/Divulgação

EMPREENDEDOR - Um desses clientes beneficiados é Jorge José de Oliveira, da Casario Criativo. Ele trabalha com restauração de móveis e fabricação artesanal de objetos utilitários, feitos a partir de madeira de demolição. Pela sétima vez, participa da Fenearte, na Rua 2, estande 66.


O seu carro-chefe são as luminárias em formato de meninos, além dos anjos e dos bichos, como cachorro. Tudo em madeira, claro! Mas, também, tem um boneco-baú gigante, que guarda elementos do universo circense, com direito a luzes e trilha sonora.


Uma mistura de Gepeto com Professor Pardal, o olindense de 49 anos, enfatiza: “O financiamento do estande pela AGE facilita muito. Os juros cobrados são justos”. Os juros são de 0,50% para quem pagar as parcelas em dia e obtiver o bônus de adimplência. Jorge conta com a ajuda da família. A companheira, Mauricéia, cuida da pintura de alguns itens, e a filha Mayara, das redes sociais da empresa, que já enviou sua produção para vários estados do Brasil.


TEMÁTICA - A Fenearte proporciona um passeio completo pelo artesanato, moda, gastronomia, além de decoração, shows e oficinas artísticas e gastronômicas. O tema da feira nesta edição - Loiceiros de Pernambuco – Arte da Terra, Poesia das Mãos - presta uma homenagem à arte feita com barro pelos povos indígenas. São mais de 5 mil expositores, entre artesãos de Pernambuco, de todo o Brasil e de diversos países, que vão ocupar cerca de 25 mil metros quadrados do pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco. São esperadas 300 mil pessoas. A Feira contabiliza mais de 30 setores. No maior, dedicado a artesãos pernambucanos, são 305 estandes.

Comentarios


bottom of page