AGE e Sebrae-PE fazem missão técnica para conhecer o acesso ao crédito no Paraná

Comitiva foi recebida por representantes do Sebrae-PR e da Fomento Paraná, de 4 a 6 de julho, nas cidades de Pinhais, Campo Largo e Ponta Grossa

Missão pernambucana conheceu o trabalho de referência feito pela Fomento Paraná em parceria com o Sebrae

Foi um sucesso o resultado da missão técnica com representantes da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) e do Sebrae-PE realizada no Paraná, entre os dias 4 e 6 de julho. Com o intuito de conhecer de perto as ações de acesso ao crédito viabilizadas pelo Sebrae-PR e a Fomento Paraná, a nossa diretora-presidente, Angella Mochel, e a diretora de Negócios da AGE, Ivete Lacerda, foram muito bem acolhidas, ao lado do gerente de Políticas Públicas do Sebrae-PE, Fernando Clímaco.

Eles realizaram visitas e participaram de rodadas de conversa e reuniões em três municípios (Pinhais, Campo Largo e Ponta Grossa), que são considerados referências na descentralização de recursos disponíveis para os micros e pequenos empreendedores. Em todo o estado do Paraná são 476 agentes, em parceria com diversas prefeituras, e com uma diversidade de fundos garantidores.

Exposição de resultados dos agentes de Campo Largo

A ideia da missão é implementar essas boas práticas e trazer mais competitividade para a agência de fomento em Pernambuco. “Estamos estudando como é a modelagem no Paraná. As agências de fomento em todo o Brasil seguem um regramento parecido, do Sistema Financeiro Nacional, pelo Banco Central. Somos parecidos em tudo, na funcionalidade e na forma de dar o crédito. Mas o Paraná criou uma forma muito diferenciada de fazer isso, em parceria com a prefeitura, com a agência de fomento estadual e o Sebrae. Isso aqui é pioneiro e mereceu o reconhecimento nacional, com vários Estados buscando este intercâmbio”, pontua Angella Mochel.

A diretora-presidente da AGE explica que a missão técnica ao estado da Região Sul do Brasil serviu para compreender como e porque o acesso ao crédito vem obtendo êxito junto às empresas e empreendedores paranaenses.

A parceria entre o Sebrae-PR e a Fomento Paraná é concretizada através do Programa Mais Finanças, que atua com uma rede de agentes de crédito, capacitando os empresários para um acesso consciente aos recursos e a elaboração de um plano de negócios eficiente.

Missão pernambucana foi recebida pela prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt

FORMATO DIGITAL - Em Campo Largo, a diretora-presidente da AGE foi surpreendida pela “possibilidade de ideias novas, de conhecer um trabalho pioneiro, para poder levar isso para Pernambuco. O modelo utilizado é muito legal e aprender com eles foi fantástico”, detalhou a gestora. O que chamou a atenção foi “o perfil muito inteligente e perspicaz para o crédito, são pessoas que fazem negócios virtuais, no formato digital”. Além dos agentes de crédito, premiados pelo Fomento Paraná e o Sebrae-PR, o prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem, participou do evento, ao lado de representantes do Sebrae local.

Em Pinhais, a comitiva pernambucana foi recepcionada pela prefeita do município, Rosa Maria Colombo, e apresentada à equipe de agentes de crédito, ligada à secretaria de Desenvolvimento Econômico local.

A missão técnica pernambucana também esteve na cidade de Ponta Grossa. Lá foi recebida pela prefeita Elizabeth Silveira Schmidt, e presenciou, na prática, o trabalho desempenhado pela Agência de Inovação e Desenvolvimento Municipal, situada no mesmo endereço da Sala do Empreendedor, modelo premiado nacionalmente.

Veja a galeria de fotos