× Imagem em primeiro plano
top of page

AGE é destaque em rankings da Controladoria-Geral do Estado

Em 2023, instituição alcançou nível máximo nas avaliações dos pontos de controle nos índices de Adequação das Estatais (IAE) e ao Sistema de Controle Interno (IAS)


SCGE publicou resultado anual, reforçando a importância da integridade e da transparência na gestão pública

Pelo quarto ano consecutivo, a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) é um dos destaques nos rankings dos índices de Adequação das Estatais (IAE) e de Adequação das Unidades de Controle Interno (IAS), realizado anualmente pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE). No exercício de 2023, a agência de fomento conquistou o nível 5, considerada a classificação mais alta.

Para alcançar essa posição, a AGE comprovou estar em conformidade nos pontos de controle definidos com base em legislações estaduais e federais, a exemplo do Decreto estadual nº 47.087/2019 e da Portaria SCGE nº 11/2019, além de seguir as orientações técnicas repassadas pela SCGE.

São analisados itens como a divulgação do Plano de Negócios e Estratégias de Longo Prazo e da Carta Anual de Governança Corporativa, demonstrações contábeis, composição do Conselho Fiscal, encaminhamento de relatórios exigidos, entre outras documentações.

Para Angella Mochel, diretora-presidente da AGE, os resultados alcançados demonstram que a agência está construindo um caminho no sentido de ter um controle interno e um compliance de excelência. “Temos metas a cumprir junto ao Banco Central, e estamos trabalhando todos os dias para alcançá-las. Receber certificações como as da SCGE são a comprovação que estamos conquistando nosso objetivo”, pontuou.


Saiba mais:

O que é o IAE? A avaliação foi criada para medir o grau de adequação aos requisitos estabelecidos na Lei Federal nº 13.303/2016, no Decreto Estadual nº 43.984/2016 e às melhores práticas de governança corporativa, pelos Órgãos e Entidades da Administração Pública Estadual.

O que é o IAS? Este índice se refere às Unidades de Controle Interno (UCIs), avaliando pontos de controle, tomando como base o Decreto Estadual nº 47.087/2019 e a Portaria SCGE nº 11/2019, além das orientações técnicas repassadas pela Controladoria Geral.

Comments


bottom of page