É chegada a hora da Fenearte!

A Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) participa da maior feira criativa da América Latina com um estande próprio para divulgação das linhas de crédito

Cacto e Coqueiro em papel jornal, assinados por Marcos Alberto e Eliú Damasceno, do Atelier Mogno. Fotos: AGE/Divulgação.

Vai começar mais uma edição da maior feira de artesanato da América Latina! A 21ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato, a Fenearte, ocorrerá de 10 a 19 de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) participa desta primeira edição do evento após o surgimento da pandemia de Covid-19, com um estande próprio, além de ter concedido linha de crédito a mais de 80 artesãos e artesãs para compra do estande na feira este ano. O evento celebra o Movimento Armorial e, por consequência, seu fundador, o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, com o tema “É Festa no Reino da Arte”. Estarão presentes cinco mil expositores, divididos em 700 espaços, com investimento de R$ 7 milhões. A expectativa é de R$ 40 milhões em volume de negócios.

“A Fenearte é um evento que se renova a cada edição, ressaltando nossas riquezas culturais e, ao mesmo tempo, atuando como instrumento de fomento à diversidade da economia criativa. É um elemento essencial no estímulo ao desenvolvimento profissional dos artesãos pernambucanos e à consolidação da nossa cadeia produtiva local”, destacou o governador Paulo Câmara.

Cachepô para plantas, criado por Edilza Lima, do Quintal Produtivo Ecomaneirartes, a partir do reaproveitamento de pneus.

O estande da AGE será o de número 188 e estará localizado logo após a Alameda dos Mestres, servindo para divulgar as linhas de crédito disponíveis e o trabalho de alguns clientes artesãos. Entre os que terão suas peças em exposição estão Edilza Lima, do Quintal Produtivo Ecomaneirartes, de Jaboatão dos Guararapes, que monta suas criações a partir do reaproveitamento de pneus, plantas e fitoenergéticos; Sr. Vaso - Artesanato Vivo, que faz vasos decorativos e objetos utilitários em cerâmica, além de também atuar com plantas, no Espinheiro, no Recife.

Também terão peças expostas no estande da AGE a Dona Chica Recife, marca de artigos em couro artesanal, do bairro da Imbiribeira, e o Atelier Mogno, que alia arte e sustentabilidade, com peças em papel jornal e papel marchê, entre outros suportes, e fica em Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho.

Vacinas - Os cuidados com o protocolo sanitário devido à pandemia da Covid-19 serão seguidos para garantir a segurança e a saúde dos expositores, visitantes e da organização. Por isso, não será possível ter acesso ao evento sem o esquema de vacinas completo. O protocolo específico foi determinado pelo Governo de Pernambuco por meio de sua Secretaria de Saúde, além das regras de convivência já pré-estabelecidas pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19. O uso da máscara será obrigatório a todas as pessoas que acessarem o evento. Também haverá ponto de vacinação e de testagem rápida na área externa, além de máquina sanitizante, 90 totens de álcool em gel e distribuição de máscaras para os expositores.

SERVIÇO 21ª FENEARTE:

Quando: De 10 (sexta-feira) a 19 (domingo) de dezembro de 2021

Onde: Centro de Convenções de Pernambuco

Horários: Das 14h às 22h, de segunda a sexta-feira

Das 10h às 22h, sábado e domingo

Quanto: De segunda a quinta-feira: R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia)

Sexta-feira, sábado e domingo: R$ 12 (inteira) R$ 6 (meia)