Para tentar impedir o crime de lavagem de dinheiro, extremamente prejudicial em diversos níveis, o governo e as principais instituições financeiras do país adotam a política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, popularmente abreviada para as iniciais PLD. Outro ponto relevante é o Combate ao financiamento do terrorismo, pois a prática de atos terroristas está intimamente ligada ao combate à lavagem de dinheiro. Diante dos atentados terroristas das últimas décadas, as nações se uniram para intensificar a cooperação mútua contra o terrorismo e seu financiamento.

Para colocar em prática a Prevenção à Lavagem de Dinheiro é preciso conhecer bem o seu cliente. E para que o cliente possa ser identificado de forma adequada, a área de negócios deve solicitar e registrar as informações em formulários específicos, posteriormente arquivados em dossiês físicos e digitais.

As análises de Risco e Compliance são baseadas no risco da relação de negócio, qualificados de acordo com fatores como informações cadastrais e financeiras, sendo verificada a profissão e a atividade da empresa; informações da localização geográfica, incluindo o endereço completo, que considera se a cidade do cliente é fronteira, ou se o país está com restrição pelo Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI), ou apresenta nível de risco alto; envolvimento do cliente em mídias negativas; envolvimento do cliente em processos criminais, administrativos e outros; enquadramento na condição de Pessoas Politicamente Expostas; e adicionalmente são realizadas verificações nos sites do Google, Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Bacen para avaliação se há processos ou outros fatos desabonadores.

Para ter acesso à Cartilha e/ou à Política de PLD, o colaborador da AGE deve clicar nos links abaixo.

Rodapé - Site-05.jpg
Rodapé - Site-04.jpg
Rodapé - Site-03.jpg
Tel: (081) 3183-7450
SAC: 0800 081 8081
Ouvidoria: 0800 081 7450
Rodapé - Site-01.jpg
Rodapé - Site-02-02.jpg
Consumo Consciente_2.jpg

© COPYRIGHT - 2018 - Agência de Fomento do Estado de Pernambuco S/A